People stand in prayer Aug. 20 after a march in Ferguson, Mo., to protest the shooting of Michael Brown.

Retiro espiritual ou retiro de carnaval?

Quantas vezes por ano você reserva um tempo para se dedicar à uma vida espiritual plena, um relacionamento mais íntimo com Deus?
Praticamente, todos os feriados que temos no ano aproveitamos para diversão, passeios, descanso, resumindo, levando uma vida normal como todo mundo.
Agora vamos pensar, estamos certos? É isso que Deus espera de nós? Infelizmente essa atitude só mostra que estamos cada vez mais distantes do plano de Deus para nossas vidas.
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

1 João 2:15-17
Também não podemos esquecer que muitas vezes estamos confundindo o sentido verdadeiro de um retiro espiritual. Porque retiro onde passamos mais tempo brincando e nos divertindo, com certeza deixou de ser retiro espiritual e passou a ser retiro de carnaval. Isso o ímpio também faz! Não gosta das aglomerações, dos blocos, dos desfiles e se retira para aproveitar o feriado.
Então qual a nossa diferença para o mundo? O que realmente estamos fazendo na contra-mão do mundo? Ou será que estamos na mesma direção?
Precisamos chegar mais perto de Deus. Ser mais parecido com Ele. E como fazer isso?! Fácil! É só se perguntar, se fosse Jesus, o que ele faria? Eu garanto que essa resposta vai te dizer o que você deve fazer no feriado de carnaval.
“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.”

1 João 2:4-6
Muitas vezes pensamos que o que estamos fazendo não tem problema algum, mas esquecemos que tudo está ligado ao mundo espiritual. Pensamos, já que não estamos cometendo pecado, está tudo bem. E qual é o conceito de pecado para Deus? Não vamos olhar para o nosso conceito, mas para o dEle. O grande problema é que estamos nos enganando a nós mesmos.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?”
Jeremias 17:9
Estamos pensando que está tudo bem quando não está.
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”
Provérbios 14:12
Talvez você já tenha feito os seus planos para este carnaval. Descansar, passear, retiro de carnaval… Quero te dar um conselho. Repense! Provavelmente você não vai ter uma oportunidade melhor esse ano para um retiro espiritual. Precisamos rever nossos conceitos, nossas prioridades.
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33
Como eu disse, poderemos não ter outra oportunidade.
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”
Isaías 55:6
Como você pode perceber foram muitas perguntas e muitas referências bíblicas. Isso porque meu objetivo é fazer você pensar usando a Palavra de Deus. Espero tê-lo alcançado.
“Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.”

Provérbios 4:20-22
A Paz do Senhor!

2 comentários sobre “Retiro espiritual ou retiro de carnaval?

  1. Palavra de despertamento, precisamos ouvir a vós de Deus e não endurecer nossos corações, eu escolho um retiro Espiritual, e você?
    Tiago: 4. 8. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.

  2. Boa palavra! Inclusive não acho q o carnaval seja uma data adquada para fazer retiros ou se retirar. Essa é a melhor data para evangelizar, é o momento em que a igreja precisa sair das quatro paredes, precisa deixar de ser egoísta e pensar somente no seu bem estar, até mesmo espiritual. Precisamos nos preocupar com que estão se perdendo nesse mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *